top of page
  • Foto do escritorThiago Dias

Protocolo de Retorno do Futebol Americano - Covid-19

Atualizado: 6 de jul. de 2021

A Comissão de Saúde da Confederação Brasileira de Futebol Americano publicou no dia de ontem, 06 de agosto de 2020, o Protocolo de Retorno do Futebol Americano. O documento contém recomendações essenciais para que a volta aos gramados seja realizada da maneira correta e não coloque em risco a vida de todos os envolvidos com o esporte, incluindo suas famílias e pessoas próximas.


O Protocolo pode ser encontrado, na íntegra, no site da CBFA.


As informações contidas no material foram retiradas de diretrizes oficiais, apresentadas por instituições de saúde reconhecidas pela sua relevância nacional e internacional na saúde pública, que atuam diretamente no contexto da pandemia pelo Covid-19, como o Ministério da Saúde, CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças - EUA) e a Organização Mundial da Saúde.


Além disso, o protocolo reuniu informações contidas em publicações de grandes instituições esportivas como a FIFA, USA Football e World Rugby, que já emitiram protocolos e orientações de retorno de suas respectivas modalidades. Esses documentos contribuem para assuntos pertinentes a volta do esporte como um todo. Através dessa database, associada a estudos recentes de grau de recomendação e nível de evidência adequados, a Comissão de Saúde elaborou um protocolo direcionado ao Futebol Americano, adaptado para a realidade do território brasileiro.

É importante salientar que o número de pesquisas relacionadas ao Covid-19 cresce progressivamente e novas informações surgem a todo momento. Por isso é importante se manter atualizado através de fontes confiáveis, como as instituições de saúde pública previamente citadas.

O Football Science reforça para todos os atletas, coordenadores técnicos, membros da imprensa, torcedores e demais funcionários que atuam de maneira direta e indiretamente pelo Futebol Americano, que seguir as recomendações do protocolo é fundamental e necessita da responsabilidade de todos os entusiastas do esporte para que aconteça da melhor maneira possível.

A Comissão de Saúde foi selecionada pela Confederação Brasileira, composta por profissionais de saúde de diferentes áreas e especialidades, que atuam no futebol americano em times e seleções, coordenados pelo fisioterapeuta Raphael Salgado Costa do América Locomotiva, diretor da SONAFE-MG e Presidente da Comissão de Saúde.

Como um dos membros da Comissão de Saúde, aproveito o espaço do Football Science para fornecer aprofundamento sobre determinados temas abordados no documento, reforçando as informações contidas. Na próxima edição da coluna começarei a explicar os conceitos técnicos de medicina laboratorial e suas bases fisiológicas para facilitar a compreensão e a correta execução do protocolo.


Texto e pesquisa de autoria de Thiago Dias, médico do Flamengo Imperadores.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Chamada-manto.jpg
bottom of page