fngn.jpg

POSIÇÕES DO FA

ATAQUE

RB -  Running Back

FB - Fullback

QB - Quarterback

WR - Wide Receiver

TE - Tight End

C - Center

G - Guard

OT - Offensive Tackle

DEFESA

DT - Defensive Tackle

DE - Defensive End

LB - Linebacker

CB - Cornerback

SS - Strong Safety

FS - Free Safety

O TIME DE ATAQUE

No futebol americano uma equipe é dividida em 3 times: o ataque, a defesa e o time especial. Cada uma possui 11 atletas e o time de especialistas, na maioria de suas posições, é composto por uma mescla de atletas do ataque e da defesa.

O Quarterback (lançador) é o cérebro do time. Dita as táticas (tipicamente escolhidas pelo técnico) durante o huddle (aquela reunião que todos fazem abaixados antes de começar a jogada).

Antes do início da jogada, ele também pode gritar os audibles (os códigos utilizados para mudar as jogadas anteriormente combinadas).

No começo da jogada, ele será posicionado atrás do Center (Centro) para receber a bola. Durante a jogada, ele pode dar a bola a um Running Back, lançar a bola, ou carregar a bola.

Os Running Backs se posicionam atrás do Quarterback ou, às vezes, atrás e um pouco ao lado, no início de cada jogada. Tem dois tipos principais de corredores, o "Halfback" e o "Fullback".

Em formações com só um corredor, este sempre seria um Halfback. O Halfback carrega a bola na maioria das jogadas de correr, e tem que ter uma combinação de velocidade, atletismo, e força. O Fullback não tem que ser tão veloz, mas deve ter bastante força porque é o principal responsável para bloquear para o Halfback.

Nas jogadas de lance, os Running Backs podem bloquear protegendo o Quarterback, ou se deslocarem para receber passes.

Linha Ofensiva é formada por atletas de 3 posições, são elas: Center, Offensive Guards (Left/Right) e Tackles (Left/Right).

Center (C) - O jogador no meio será o Center, que começa cada jogada passando a bola por dentro de suas pernas para o quarterback. O center é o cérebro da linha ofensiva, e antes da jogada tem a responsabilidade de analisar a defesa e fazer ajustes no esquema de bloqueio da linha ofensiva.

Offensive Guards (G) - O Guard faz a proteção do Quarterback, ele fica entre o Center e os Tackles , ele tenta impedir que os DT invadam e o Quarterback leve Sack.

Offensive Tackles (OT) - Também são dois em campo (left e right) e ficam nas extremidades da linha ofensiva, cada um ao lado de um Guard. O LT (Left Tackle) pode ser considerado a posição mais importante da linha ofensiva, pois protege o lado “cego” do QB (ex: quando o QB é destro, ao fazer o movimento do passe, gira o corpo para o lado direito perdendo a visão do lado esquerdo). Tem a função de proteger o QB, geralmente, “batendo de frente” com o Defensive End do time adversário. Ele também abre espaço para o Running Back.

Os Tight-Ends são jogadores mais fortes e versáteis. Possuem duas funções no campo: Bloquear e receber passes (geralmente curtos/médios).

Os Wide Receivers são jogadores rápidos que se deslocam em rotas curtas e longas para receber passes.

 

O TIME DE DEFESA

A Linha Defensiva é composta por atletas de 2 posições, são elas: Defensive End e Defensive Tackle.

A linha defensiva é tipicamente composta por 3 ou 4 jogadores; os 2 das pontas são chamados Defensive Ends.

Todos pressionam a linha de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o Quarterback. Comparados com os Defensive Tackles, os Defensive Ends são tipicamente um pouco menores e mais rápidos.

Já os Defensive Tackles, que são os maiores jogadores da defesa, se posicionam mais ao centro da linha defensiva, possuem a mesma função dos Defensive Ends.

Existem dois tipos de Linebackers:

O Middle/Inside Linebackers (MLB/ILB), que se posiciona atrás da linha defensiva, no centro, e possui como função principal parar os corredores, mas também fazer a blitz e cobrir passes.

E os Outside Linebackers (OLB), que geralmente são dois – left (LOLB) e right (ROLB) - e também param corridas e “defendem” passes, porém o ROLB tem uma função a mais, que é ir para cima do Quarterback, já que ele fica em frente ao lado “cego” do Quarterback.

Defensive Backs (DB) - Essa posição é formada pelos Cornerbacks (CB) e pelos Safeties (S).

Cornerback (CB) - Geralmente são dois e ficam posicionados em frente aos WRs. Sua função principal é marcá-los, porém em jogadas de corrida, devem parar o Running Back. É um jogador rápido e forte.

Safeties (S) - São os últimos jogadores da defesa que atuam na cobertura de passes em profundidade. Assim como os LBs, existem dois tipos de Safeties. O Strong Safety (SS), que é o mais forte e geralmente se posiciona no lado do campo onde o Tight End está, e o Free Safety (FS), menor e mais ágil, que é o último jogador do campo de defesa

 

O TIME ESPECIAL

O Kicker (K) é o jogador que chuta a bola entre as traves do "Y" na tentativa de fazer o field goal e extra point. É especialista em chutar a bola que se encontra em contato com o solo, ou seja, frequentemente é responsável também pelos chutes de reposição da bola em jogo, o kickoff.

O Holder (H) é o jogador que segura a bola para que ela fique em pé e possa ser chutada pelo Kicker. Esse jogador deve ainda girar a bola no instante em que o chutador se aproxima para que ele não chute a parte da costura da bola e atrapalhe o chute.

Há pouco tempo os Quarterbacks reservas eram a tendência para executar essa função, pois davam a entender às defesas que ele podia a qualquer momento receber a bola e fazer uma jogada de passe, ao invés da tentativa do chute, como uma forma de surpreender o adversário.

O Punter (P) é o jogador especialista em chutar a bola sem que ela esteja no solo, ou seja ele a chuta pra longe para que o time adversário fique o mais distante possível da área da Endzone. A função desse jogador requer muita precisão, pois ele deve chutar o mais distante e alto (para dar tempo de seu time pressionar o “retornador”) possível, e ainda ter a precisão para que a bola não saia pelo fundo do campo, pois nesse caso a jogada começa automaticamente na linha de 20 jardas da defesa.

Os Long Snappers (LS) são os jogadores responsáveis por lançarem a bola para os Punters e para os Holders, para que eles executem suas funções. Ele se posiciona no centro da formação, lançando a bola para trás e dando início a jogada. O movimento é semelhante a de um snap comum, para o Quarterback, porém nesse caso eles lançam a bola muito mais forte para trás, pois quem receberá está muito mais longe, o que exige ainda mais precisão. Eles ainda são responsáveis por parar os jogadores da defesa que avançam pelo meio em direção aos chutadores.

Os retornadores são jogadores especializados em retornar os chutes na tentativa de conseguir uma melhor posição de campo para que o ataque possa reiniciar. Geralmente são jogadores de posições ofensivas que executam essas funções, com habilidade para receber e correr. Punter Returner (PR), para retornos de Punt, e Kicker Returner (KR), para retornos de Kickoff.

Gunner - Um jogador que em situações de Kickoffs e Punts é especializado em correr atravessando o campo o mais rápido que puder e derrubar o Punter Returner (PR) ou o Kicker Returner (KR) sem que o mesmo avance muito, geralmente se posicionam próximos as linhas laterais onde tem menor quantidade de bloqueadores.

Jammer - Em contrapartida, o Jammer é o jogador que é especializado apenas em tentar frear ou diminuir a velocidade em que o Gunner avança. Ou seja, ele protege o jogador que irá retornar.

Upback - Um bloqueador cuja principal função é proteger o Punter em situações de punt, pode também receber a bola no lugar do Punter em fake punts

 
Chamada-manto.jpg