Como atualizar a Massoterapia em tempos de Covid-19.
A transmissão do novo coronavírus (Covid-19) se dá pela propagação de uma pessoa para a outra, por vias respiratórias. São emitidas por partículas mínimas que circulam pelo ar ao falar, tossir e respirar. É importante manter uma distância de 1,80m a 2m da pessoa infectada. O contágio também se dá pelo contato afetivo, podendo ser através de um aperto de mão, abraços e beijos. Existe a possibilidade indireta sobre a transmissão, fato que ocorre quando há algum tipo de toque em superfícies que estão contaminadas pelo vírus.
A Massoterapia tem um contato imediato entre o terapeuta e o cliente. Logo, medidas alternativas vem sendo colocadas como prioridades nesse momento de Pandemia, a fim de evitar o contágio do vírus. O Escalda pés é um ótimo relaxamento que mantém os pés sobre um recipiente de água quente. Podem ser adicionadas ervas no procedimento, entre outros produtos, que agem de forma positiva para a corrente sanguínea. A ducha de Vichy é uma terapia que avalia as tensões e o stress, promovendo o reequilíbrio físico e mental. A ducha é feita numa temperatura alta (semelhante a uma sauna), o que contribui para matar o vírus. O processo é uma ótima escolha.
Acessórios para a auto massagem também vão auxiliar nesse momento. Motorzinhos, bolinhas, bambu, entre outros, serão ferramentas essenciais para esse período.
Texto de autoria de Felipe Espíndola, massoterapeuta do Flamengo Imperadores.
Comentários